Relacionamento Saudável: 5 Dicas Para Amadurecer a Relação
Já se perguntou se está vivendo um relacionamento saudável? Se tiver alguma dúvida, neste post vou te ajudar a saná-la.
No guia de hoje, vamos falar sobre os critérios que devemos usar para definir se uma relação é saudável ou não.
A partir dessas informações você conseguirá saber se é feliz em sua relação e se o seu parceiro tem realmente o que você procura.
Além disso, esse será o primeiro passo para que aprenda a identificar os indícios de que estamos com a pessoa certa. Algo tão importante quanto identificar comportamentos tóxicos.
Você deve estar se perguntando: será que existe algo que eu mesma não tenha conseguido perceber?
Posso te garantir que sim, pois as fotos de relacionamentos perfeitos das redes sociais e os contos de fadas têm o poder de nos colocar uma venda nos olhos.
Nós mulheres, principalmente, crescemos com aquela esperança de encontrar o príncipe encantado com quem viveremos para sempre, mas a realidade é que ele não existe.
O resultado disso são muitas mulheres aceitando relacionamentos abusivos, sem sequer perceber que são.
Isto posto, siga lendo o texto e descubra se está vivendo um relacionamento feliz ou não.
Conheça os 5 Pilares de um Relacionamento Saudável
Eu sei que você veio até aqui em busca de um passo a passo de como ter um relacionamento saudável, mas não podemos ditar regras.
Isso porque estamos falando sobre pessoas e pessoas são diferentes, buscam coisas particulares, inclusive em suas relações amorosas.
No entanto, independente das experiências vividas por cada um, existem características relacionadas às relações de convívio.
Estas características, sem dúvida, são benéficas para todos, independente das pessoas envolvidas.
Vejamos, então, que devemos considerar para considerar as bases de um relacionamento saudável.
⦁ Autoconhecimento
As relações amorosas naturais e felizes dependem, antes de qualquer coisa, de um relacionamento saudável com nós mesmos.
Sendo assim, é pouco provável que alguém mal resolvido consigo, tenha a capacidade de construir algo sólido.
Como falei antes, desejos, necessidades, posições… Tudo isso varia de pessoa para pessoa.
Além disso, nós e nossas expectativas também podem mudar com o tempo, principalmente quando alcançamos certo amadurecimento.
Sendo assim, começar uma relação sem compreender nossa própria identidade, é praticamente pedir para se anular em prol do outro.
Com isso nos acostumamos a pensar sempre no bem-estar alheio e até esquecemos o que nos faz bem e é imprescindível para nossa felicidade.
Considerando que somos flexíveis e mudamos com o passar do tempo, é preciso buscar o autoconhecimento constantemente.
⦁ Respeito
Uma coisa que você precisa sempre ter em mente é que uma relação se constrói com duas pessoas diferentes, aceitando que são diferentes, se respeitando.
A frase “os opostos se atraem” pode ser uma armadilha, mas isso não significa que duas pessoas com expectativas e desejos diferentes não possam viver juntas.
Tudo pode dar certo, mas se houver respeito mútuo.
Se alguém diz que te ama, precisa respeitar suas escolhas, seu jeito de ser e até suas transformações.
Infelizmente, boa parte das relações hoje em dia não tem o respeito como base, por isso, contamos com o que chamamos de “relacionamento tóxico”.
Resumindo, se você deseja ter um relacionamento saudável, não pode abrir mão desse pilar.
⦁ Comunicação
Está com alguém, mas a comunicação entre vocês é ruim, ou inexistente? Isso pode significar que seu relacionamento não é saudável e precisa de alguns ajustes.
O diálogo é uma característica que, inevitavelmente, vem junto com o respeito. Afinal, como conviver e não se preocupar em conversar.
É através do diálogo que sabemos como o outro se sente, e é a melhor maneira de dizermos como nos sentimos.
Não existe relação perfeita, por isso, precisamos criar uma conexão forte, baseada em boa comunicação, para acertar o que não esteja nos eixos.
Ademais, precisamos nos lembrar sempre de que um dos primeiros sinais de que uma parceria não está dando certo, é a falta de comunicação.
Isso significa que já não nos sentimos seguros para expor nossos sentimentos com alguém que, em tese, deveria nos deixar à vontade para dizer qualquer coisa.
O parceiro amoroso é a pessoa que escolhemos para partilhar a vida, momentos bons e ruins. É alguém com que desejamos contar sempre.
No entanto, preciso ressaltar que esta deve ser uma comunicação não-violenta.
⦁ Confiança
Por falar em falta de diálogo, precisamos falar sobre um dos pilares mais importantes de um relacionamento saudável: a confiança.
Companheirismo é um sentimento que só despertamos por pessoas em quem confiamos. Isto posto, é imprescindível em uma relação amorosa.
Como ter outra pessoa dentro da nossa casa, dormindo em nossa cama, ouvindo tudo sobre nossa vida, se não confiamos nela?
Pode parecer loucura, mas existem muitos casais vivendo dessa forma, e as maiores vítimas disso são as mulheres.
Esse tipo de situação costuma gerar o ciúme excessivo, apego emocional e uma série de abusos cometidos e recebidos.
Desse modo, quando confiamos no outro, não temos motivos para desconfiar a cada passo dado e podemos conviver de maneira harmônica. Isso é um relacionamento saudável.
⦁ Afeto como um pilar do relacionamento saudável
Por fim, vamos falar sobre um ponto também importante em qualquer tipo de relação, inclusive as amorosas: o afeto.
Ter confiança, boa comunicação e respeito já conta muito, mas não resiste sem uma boa dose diária de afeto. Nem o amor!
Afeto diz respeito a ações, ou seja, da realização do que se diz.
Isso porque uma pessoa pode dizer que te ama 10 vezes ao dia, mas se ela não consegue demonstrar afeto, nada adianta.
Ter afeto, é lembrar, se preocupar, querer saber, estar junto… Isso é muito mais importante do que um “eu te amo”, se ele vier com ausência e indiferença.
Então… Se eu te perguntar se recebe afeto em sua relação, qual seria a resposta? Se for não, significa que não está vivendo um relacionamento saudável.
Sobre as bases de um relacionamento saudável
Como falei antes, não é possível ditar regras nos relacionamentos, tendo em vista que cada pessoa é única e traz suas particularidades.
Mas existem algumas coisas que precisam estar presentes em uma relação para que ela seja considerada feliz.
Dessa forma, após terminar essa leitura, reflita em cada um destes 5 pilares e descubra se você tem um relacionamento saudável.
Acredite! Isso é fundamental para o seu bem-estar e ter essa informação pode melhorar muito sua qualidade de vida.